Tecnologia do Blogger.

Featured Post

Após audiência sobre dossiê, Mendonça entrega material de inteligência ao Congresso

Ministério da Justiça produziu relatório sobre pessoas supostamente ligadas ao movimento antifascismo O Ministério da Justiça e Segur...

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Recent Posts

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Pesquisar este blog

Pacatuba Em Foco

Ads 468x60px

Followers

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

About

Ad Code

random/hot-posts

Random Posts

Business

Subscribe Here

Flickr Widget

Business

[Blogger][4]

Blogger templates

Lorem 1

Shooting

Racing

Lorem 4

Sponsor Advertisement

Blogroll

PACATUBA EM FOCO

Comments

Random Posts

randomposts

Popular Posts

Blogroll

Futebol e história: camisa do Clube do Remo, no Pará, lembra revolta da Cabanagem

Tradicional clube, que acaba de completar 115 anos, lança camisa que faz referência a movimento ocorrido ainda na época do Império

Por Vitor Nuzzi

Cabanagem foi o nome dado a revolta popular ainda nos tempos do Império, entre 1835 e 1840, na então província conhecida como Grão-Pará. Era uma área que abrangia estados da atual região Norte brasileira. Índios, negros e mestiços se levantaram contra a opressão e chegaram a tomar a cidade de Belém. O movimento acabou com dezenas de milhares de mortos.

O nome vem das moradias simples, com teto de palha, onde morava grande parte da população. Os “cabanos”, habitantes do interior da província. Também servia para designar um chapéu de abas largas. Nos dois casos, era sinônimo de pobreza.

Na semana passada, o Remo, time de futebol que divide a rivalidade local com o Paysandu – o duelo já tem mais de 750 partidas –, lançou a terceira camisa para a temporada, tendo justamente a Cabanagem como inspiração. Usa, inclusive, a cor vermelha, em vez de seu tradicional azul-marinho. Referência à bandeira do estado e ao “sangue derramado pelo povo cabano”.

“O espírito de vitória, de inclusão e de luta contra os preconceitos contidos no movimento cabano ajudou na formação histórica e cultural do estado do Pará e do Clube do Remo”, diz a agremiação, fundada há 115 anos, completados em fevereiro. “Encarnados na trajetória de diversos atletas, como Periçá, o Rei da Amazônia orgulha-se do povo paraense, de sua história, de suas conquistas, do time do povo e de suas lutas diárias. Assim, homenageia os 185 anos da Revolução Cabana.”

Independência e rebelião

Na manga da camisa, em branco, estão os anos do começo e do fim da Cabanagem. Nas costas, na parte superior, um mapa do Brasil, com destaque para a província do Grão-Pará, que só aderiu à Independência em agosto de 1823, quase um ano depois da proclamação.

Em tese defendida em 2007 na Universidade de São Paulo, o autor, Sebastião Vargas, define a Cabanagem como um movimento que “refletia a frustração de uma minoria entre as camadas médias urbanas nascentes e dos camponeses sem-terra de origem indígena e cabocla com os rumos tomados pela Independência, que deixara intacta a estrutura social da Colônia, alicerçada no latifúndio e no trabalho escravo”.

Segundo o autor, a rebelião chegou a ter apoio de alguns fazendeiros e comerciantes. Mas estes mudaram de posição “assim que os rebeldes começaram a esboçar ideias como o fim da escravidão, a distribuição de terras para o povo e a morte para os exploradores”. Expulsos de Belém, os cabanos resistem por anos no interior, mas são dizimados. Só os fuzilamentos teriam sido 12.500, mas o número de mortos é bem maior. Há autores que falam em até 50 mil.

O campeonato paraense será retomada no próximo fim de semana. Vice-líder, o Remo enfrenta no domingo (2), em casa, o Águia de Marabá, quinto colocado.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Vem Comigo !

Jornada Esportiva

Jornada Esportiva

Efemérides Pacatubanas

Efemérides Pacatubanas

Mais Acessadas

Total de Transeuntes

Votar ao Topo