Tecnologia do Blogger.

Featured Post

Vaza Jato: Curitiba recebeu do MPF informação sigilosa sobre investigação contra Lula

Operação em Curitiba recebeu em 2016 investigação sigilosa sobre ex-presidente Nova reportagem da Vaza Jato, publicada pelo site The ...

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Recent Posts

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Pesquisar este blog

Pacatuba Em Foco

Ads 468x60px

Followers

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

About

Ad Code

random/hot-posts

Random Posts

Business

Subscribe Here

Flickr Widget

Business

[Blogger][4]

Blogger templates

Lorem 1

Shooting

Racing

Lorem 4

Sponsor Advertisement

Blogroll

PACATUBA EM FOCO

Comments

Random Posts

randomposts

Popular Posts

Blogroll

Como o estresse do coronavírus está danificando seu sistema imunológico

Nosso mundo mudou radicalmente em poucos dias . Nossos valores mobiliários, certezas e rotinas foram destruídos. Temos que lidar com um vírus novo e mortal. Um período de isolamento em casa, não sabemos quanto tempo vai durar. E preocupações com a desintegração da economia.

Por Jennifer Delgado - yahoo.com

É compreensível que este coquetel gere medo, estresse e ansiedade. Muitas pessoas também estão com muita raiva. Cada um reage e tenta lidar com essa situação sem precedentes da melhor maneira possível . ” Uma reação anormal a uma situação anormal é um comportamento normal ” , disse o psiquiatra Viktor Frankl, referindo-se à sua provação nos campos de concentração de Auschwitz e Dachau.

Quando estamos sob seqüestro emocional, é difícil raciocinar objetivamente . Ficamos na defensiva e nos tornamos tão próximos de nós mesmos que achamos difícil aceitar qualquer mensagem diferente. Não é um fenômeno novo. Em situações extremas, polarizamos e radicalizamos .

Somos vítimas do efeito do túnel . Nós nos concentramos tanto no perigo que deixamos de capturar o ambiente em sua complexidade. Como resultado, nossa capacidade de avaliar a situação diminui e as chances de tomarmos más decisões aumentam. Obviamente, esses estados emocionais não nos ajudam a permanecer saudáveis, mental ou fisicamente . Podemos nos limitar a ser meros espectadores, enquanto o estresse destrói nossas defesas. Ou podemos agir sobre o assunto e limitar seu impacto.

Estresse, o aliado dos vírus

O sistema imunológico ajuda a nos proteger de doenças, mas não funciona independentemente do nosso estado psicológico . Nossas emoções, especialmente aquelas que permanecem por longos períodos de tempo, influenciam nossa imunidade, ajudando a fortalecer ou diminuir nossas defesas.

Os vírus causam estragos em um sistema imunológico enfraquecido. E o Covid-19 não é exceção. Pesquisadores do Instituto Nacional de Tumores de Nápoles investigaram o mecanismo de ataque deste vírus e revelaram que “ uma diminuição na contagem de linfócitos pode ser vista no estágio inicial da doença. A linfopenia parece ser um fator prognóstico negativo. Também são detectados valores aumentados da proteína C reativa . “
O que significa isto? Vamos por partes.

Os linfócitos são parte do sistema imunitário. Os linfócitos B produzem anticorpos para combater vírus e bactérias, enquanto os linfócitos T são responsáveis ​​por destruir as células do corpo que foram infectadas. No entanto, o estresse crônico causa uma redução no número de linfócitos, especialmente células assassinas naturais (NK) e linfócitos T , conforme verificado por um estudo publicado na PLoS One .

“As células NK são importantes na limitação dos estágios iniciais das infecções virais, antes que a imunidade específica seja efetiva ” , mas o estresse está engordando especialmente com elas, como indicaram pesquisadores da Universidade de Kentucky após analisar mais de 300 estudos científicos. sobre os efeitos do estresse no sistema imunológico.

Além disso, a proteína C-reativa é um indicador de inflamação. A inflamação é uma consequência da resposta do nosso corpo a ataques. Esta proteína desempenha fundamentalmente um papel defensivo. No entanto, quando existem células danificadas, isso pode aumentar os danos nos tecidos. Por esse motivo, em alguns casos, como em pessoas afetadas pelo Covid-19 , níveis elevados de proteína C-reativa podem ser prejudiciais e agravar a condição.

Níveis elevados de proteína C-reativa também foram associados a vários distúrbios psicológicos, da depressão ao estresse. Um estudo de pessoas associadas aos ataques de 11 de setembro de 2001 descobriu que aqueles que sofrem de estresse pós-traumático também tinham níveis mais altos de proteína C reativa.

O estresse crônico tem um efeito imunossupressor porque altera os padrões de secreção de citocinas , o que deve ativar nossa resposta imune para combater diferentes tipos de infecção. Essa mudança ocorre fundamentalmente através da ação de hormônios do estresse , como o cortisol.

Em resumo, se não combatermos o medo, a ansiedade e o estresse para ajudar o sistema imunológico, nossas defesas terão mais dificuldade em combater o vírus .

Você não precisa forçar a felicidade, apenas precisa se sentir calmo

Já sabemos que, para evitar ser infectado, devemos lavar as mãos corretamente e manter uma distância social. São medidas ESSENCIAIS. No entanto, também é importante nos fortalecer psicologicamente. A situação pela qual passamos representa um duplo desafio, pois afeta não apenas nossa saúde, mas também nosso equilíbrio psicológico .

Algumas pessoas acreditam que é “artificial” alimentar emoções positivas em momentos como esse, mas é precisamente nos momentos mais difíceis que devemos lutar para manter a calma e o equilíbrio.

Alimentar emoções positivas não significa forçar-se a ser feliz ou dar um sorriso forçado no rosto, mas encontrar serenidade no meio da tempestade . Isso também não significa que pensamentos negativos , preocupações, estresse e medo desaparecerão completamente, mas que nos daremos uma trégua desse estado exaustivo para dar tempo ao nosso sistema imunológico para se recuperar .

Como podemos fazer isso? A meditação mindfulness , por exemplo, tem provado para ser uma técnica eficaz tanto para acalmar para baixo e para proteger o nosso sistema imunológico. Uma revisão abrangente dos efeitos desse tipo de meditação no sistema imunológico em mais de 1.600 pessoas concluiu que essa prática ” reduz processos pró-inflamatórios e aumenta os parâmetros de defesa mediados pelas células” , de uma maneira que nos ajuda ” manter um perfil imunológico mais salutogênico ”.

No entanto, todos devem encontrar as estratégias e técnicas que funcionam melhor para recuperar o equilíbrio interno . Ficar sereno quando tudo flui de acordo com nossos planos e sem nuvens negras vislumbradas no horizonte é sem mérito. A conquista real é manter a calma – o máximo possível – quando as coisas dão errado. Embora às vezes seja uma serenidade, arrancada de más notícias e desânimo . Essa serenidade será a chave para nos fortalecer física e mentalmente.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Efemérides Pacatubanas

Efemérides Pacatubanas

Curta a nossa página

Mais Acessadas

Total de Transeuntes

Votar ao Topo