Tecnologia do Blogger.

Featured Post

Morre Dom Pedro Casaldáliga, bispo que dedicou a vida em defesa do povo brasileiro

Velório ocorre neste sábado, 8, em Batatais Morreu às 09h40 deste sábado, 08, Dom Pedro Casaldáliga Plá, Bispo Emérito da Prelazia de...

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Recent Posts

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Pesquisar este blog

Pacatuba Em Foco

Ads 468x60px

Followers

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

About

Ad Code

random/hot-posts

Random Posts

Business

Subscribe Here

Flickr Widget

Business

[Blogger][4]

Blogger templates

Lorem 1

Shooting

Racing

Lorem 4

Sponsor Advertisement

Blogroll

PACATUBA EM FOCO

Comments

Random Posts

randomposts

Popular Posts

Blogroll

Morre, aos 85 anos, o filósofo Ruy Fausto

Ele sofreu um infarto em casa, segundo informações do sobrinho à imprensa


Morreu, nesta sexta-feira (1º/5), o filósofo Ruy Fausto. Ele sofreu um infarto e morreu em casa em Paris, na França, onde morava sozinho. A informação foi confirmada pelo sobrinho Sergio Fausto ao G1.

Considerado um dos principais pensadores brasileiros, Ruy Fausto era professor emérito da Universidade de São Paulo (USP) e doutor em filosofia pela Universidade de Paris. 

Irmão do historiador Boris Fausto, escreveu obras como A esquerda difícil: Em torno do paradigma e do destino das revoluções do século XX e alguns outros temas (2007), Outro dia: Intervenções, entrevistas, outros tempos (2009), e Sentido da dialética — Marx: Lógica e política (2015). 

Rompantes e senso crítico foram bravamente defendidos nas cortantes falas do pensador Ruy Fausto. Fosse em entrevistas ou no material publicado em artigos, o teor mostrava isenção de um observador à distância da cena política, por exemplo, no caso do embate entre esquerda e direita no Brasil. "Não acho que todo mundo seja louco pela democracia, mas também não estão querendo o fim dela. Creio que os populismos também estão bem desgastados", disse em entrevista à revista Época.

Os laços com o Partido dos Trabalhadores não eram estreitos o suficiente para que Fausto deixasse de sacramentar observações instigantes. Ao Instituto Humano Unisinos, ele declarou em entrevista: "Cansei de opinar sobre o PT. Faltou e falta autocrítica, principalmente no que se refere ao problema da corrupção de governo".

Ainda no cenário político, o filósofo, em um dos inúmeros artigos, disparou contra um dos homens considerados líderes na mentalidade do governo Bolssonaro. O alvo foi Olavo de Carvalho. "Ele é um misto de mau filósofo, de iluminado e de ativista, um militante da mídia que é seguido por centenas de milheres de adeptos", sentenciou. 

O trabalho mais recente publicado foi Caminhos da esquerda: elementos para uma reconstrução (2017). Também participou da coletânea Democracia em risco? 22 ensaios sobre o Brasil hoje publicado em 2019.

"Se o comunismo está morto, e os inconvenintes do estatismo são visíveis, um socialismo democrático e ecológico que promova uma economia solidária e cooperativista parece ser a única alternativa ao capitalismo selvagem que se espraia e que ameaça destruir o nosso mundo"

Trecho de Caminhos da esquerda: elementos para uma reconstrução

←  Anterior Proxima  → Inicio

Curta a nossa página

Mais Acessadas

Total de Transeuntes

Votar ao Topo