Tecnologia do Blogger.

Featured Post

Pacatuba | A Vereadora Karina Cordeiro relata descaso no Hospital de Pacatuba

A Vereadora de Pacatuba, Karina Cordeiro relata, em sua página social, descaso no Hospital Municipal de Pacatuba. Confira:

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Pesquisar este blog

Pacatuba Em Foco

Ads 468x60px

Followers

Pacatuba Em Foco - A Melhor Calçada Virtual

Desmatamento em terras indígenas é o maior em 11 anos, diz estudo

A terra Ituna-Itutá teve 12 mil hectares derrubados, um aumento de 656% em relação ao mesmo período do ano passado, diz o ISA


O desmatamento nas terras indígenas bateu recorde em 11 anos, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira 16 pelo Instituto Socioambiental (ISA). O levantamento mostra que, entre agosto de 2018 e julho de 2019, a destruição das florestas nas terras indígenas amazônicas chegou a 42,6 mil hectares. O número é equivalente a 51 milhões de árvores abatidas, a maior extensão desde o período entre 2007 e 2008.

Os números foram analisados pelo ISA com base nos dados oficiais do Programa Monitoramento do Desmatamento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados no fim de novembro.

As seis áreas indígenas mais desmatadas estão no sudoeste do Pará, segundo indicam os dados do Prodes/Inpe. A região acumula 80% de todo o desmatamento cometido nas terras indígenas na Amazônia no período analisado. A terra Ituna-Itutá é o caso mais grave registrado: os 12 mil hectares derrubados representam um aumento de 656% em relação ao mesmo período do ano anterior.

“Ele [o território] tem registros de povos indígenas isolados, muito vulneráveis a conflitos e doenças. A Funai informou à reportagem que realizou três expedições, neste ano, para tentar localizá-los e que “novas atividades” estão planejadas para 2020″, cita o ISA.

De acordo com a ONG, as declarações contra a demarcação de terras indígenas e as políticas enfraquecidas de monitoramento das queimadas e do desmatamento fortalecem a escalada dos hectares destruídos.

Apesar dos dados conversarem com a maior crise da Amazônia em anos, a derrubada de vegetação nas terras indígenas representa apenas 4,2% do desmatamento total do bioma. “A grilagem de terras, o garimpo ilegal e o roubo de madeira praticados por invasores seguem como os principais vetores do problema”, relata o ISA.

Em números absolutos, a quantidade de operações de fiscalização, prevenção e coleta de informações realizadas pela Funai (Fundação Nacional do Índio) se manteve estável, mas o Instituto ressalta que as ações feitas pelo Ibama que tiveram uma queda de 22% em 2019. Além disso, há maior dificuldade em sobrepor o tom de destruição por parte das operações realizadas.

“A retórica antiambiental e anti-indígena agrava as dificuldades da fiscalização, que também influenciam os índices de desmatamento, ao respaldar quem comete crimes ambientais e mobilizar a população local contra quem os combate”, pondera a ONG.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Pacatuba Em Foco

COVID-19 em PACATUBA

COVID-19 em PACATUBA

Mais Acessadas

RádiosNet

Total de Transeuntes

Votar ao Topo