Tecnologia do Blogger.

Featured Post

VÍDEO - REPÓRTER É PRESO EM CAMPO POR ORDEM DA CBF

Série B: repórter da Rádio Transamérica detido pela Polícia Militar de SC Os minutos finais de Criciúma 1 x 1 Paraná, partida da segu...

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Pesquisar este blog

Pacatuba Em Foco

Ads 468x60px

Followers

Pacatuba Em Foco - A Melhor Calçada Virtual

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

NESTA DATA | Nasce Pablo Picasso

No dia 25 de outubro de 1881, nasceu o pintor espanhol cofundador do movimento cubista

Em 8 de abril de 1973 morria em Mougins, na França, aos 91 anos de idade, Pablo Picasso. “Pinto da mesma forma como outros escrevem uma autobiografia”, disse o artista, reconhecido em todo o mundo por suas pinturas, escultura, artes gráficas e cerâmicas. Picasso nasceu em 25 de outubro de 1881, em Málaga, na Espanha. Era filho de José Ruiz y Blasco – pintor e professor de desenho -, e de Maria Picasso y Lopez. Pesquisadores contam que, depois de nascer quase morto, a família decidiu protegê-lo com o nome de todos os santos, e o registraram como Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Martyr Patricio Clito Ruíz y Picasso.

Desde os 7 anos de idade, Pablo se interessou pelas artes e começou a aprender desenho e pintura com o pai. Aos 14 anos, o espanhol se matriculou na Academia La Lonja e já tinha um ateliê com seus trabalhos em Barcelona. Aos 20 anos mudou-se para Paris, onde passou por dificuldades financeiras entre 1901 e 1904. São desta época, os quadros da conhecida “fase azul”. As pinturas caracterizam-se pela melancolia das figuras humanas. Seu famoso quadro, La vie, foi em homenagem ao poeta Casagemas, seu amigo de infância, que cometeu suicídio.

Depois que o pintor conheceu a modelo Fernande Olivie, começou a “fase rosa”. Entre 1905 e 1906, ele inspirou-se em temas circenses, com dançarinos e acrobatas. Em 1907, Picasso pintou Les Demoiselles d’Avignon, obra considerada marco da estética cubista. A obra foi importante para o cenário artístico, uma vez que o artista aperfeiçoou as técnicas para o uso da perspectiva e do sombreado como meio de expressar volume na pintura.

Enquanto isso, ele se envolveu com Marcelle Humbert, que morreu de tuberculose, em 1917. Neste contexto, o artista inaugura a fase da colagem, que usa vários objetos cotidianos nas telas, como fotografia e madeira. Em 1918, Picasso se casou com a bailarina Olga Koklova, com quem teve o filho Paulo, e ficou casado por quase 20 anos, até 1935, época em que se aproximou do surrealismo.

Mais tarde, o artista inaugurou um modo de composição linear com movimentos sutis. Nesse período ele manteve um romance com Marie-Thérèse, com quem teve uma filha, mas se envolveu com a fotógrafa Dora Maar, até 1943.

Esta serviu de modelo para a mulher que chora em Guernica, um dos quadros mais divulgados e reproduzidos de Picasso, sobre os horrores da Guerra Civil Espanhola.

Seus filhos, Claude e Paloma, foram fruto de um caso amoroso com a pintora Françoise Gilot. Aos 72 anos, se casou pela última vez, com Jacqueline Roque. Além das pinturas, estima-se que tenha feito cerca de quatro mil esculturas em cerâmica. Seu acervo, entre pinturas, gravuras e escultura, é de mais de 20 mil peças. Morreu em 1973, aos 91 anos, com problemas de visão, na próstata e na vesícula.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Pacatuba Em Foco

Ouça-nos !

Agenda de Jogos da Semana


Campeonato Cearense C
Decisão em Partida Única
Sexta-Feira, 15, 15h30
Itapipoca x Pacatuba - Perilão

Campeonato Brasileiro A
Domingo, 17, 19h00
Fortaleza x CSA - Castelão

Mais Acessadas

Total de Transeuntes

Votar ao Topo