Tecnologia do Blogger.

Featured Post

Bolsonaro quer cassar registro de MEI de profissionais ligados à arte

Cantor e músico independentes, DJ, VJ, humorista ou contador de histórias, instrutor de artes cênicas, instrutor de arte e cultura, instrut...

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Pesquisar este blog

Pacatuba Em Foco

Ads 468x60px

Followers

Pacatuba Em Foco - A Melhor Calçada Virtual

sábado, 13 de julho de 2019

MEC anuncia plano de mensalidade em universidades federais

Anunciado em evento privado, o programa ‘Future-se’ reduz o orçamento da União para o setor e cria programa de mensalidades

Críticos veem no programa o 1º passo para a privatização do ensino superior federal (Foto: EBC)

O Ministério da Educação (MEC) anunciou na última sexta-feira, 12, em um evento privado, o lançamento do programa “Future-se”.

Voltado ao ensino superior, o programa visa reduzir o orçamento da União voltado para o setor e prevê uma política de cobrança de mensalidades em universidades federais.

Segundo noticiou o jornal Valor Econômico, o programa foi apresentado na Conferência Internacional de Financiamento Vinculado à Renda – evento promovido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com a Universidade Nacional Australiana e a Embaixada da Austrália no Brasil.

No evento, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Arnaldo Barbosa de Lima Júnior, afirmou que o programa visa “fortalecer a autonomia financeira das universidades e dos institutos federais” e que um dos eixos da medida é promover a “internacionalização” do ensino superior brasileiro.

O programa anunciado é inspirado em um modelo adotado na década 1980, por universidades australianas, que fez com que o ensino superior naquele país deixasse de ser totalmente gratuito para se tornar híbrido (com parte do curso sendo custeada pelo estudante).

Críticos veem no lançamento do “Future-se” o primeiro passo para a privatização do ensino superior federal. A Associação de Docentes da UFRJ (Adufrj) apontou que o programa foi elaborado sem a participação de entidades do setor, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior no Brasil (Andifes) e comitês da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Segundo a Adufrj, até o momento, as entidades não têm qualquer informação mais profunda sobre o programa, além de que ele existe.

A Adufrj também destacou que a privatização do ensino superior federal é uma bandeira defendida pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub. “No mês passado, ao discursar na abertura do Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular, em Belo Horizonte, o ministro defendeu o crescimento do ensino privado. Na ocasião, ele disse que o MEC vai dar ao ensino privado superior ‘liberdade para produzir e trabalhar’, completando que o ministério será um ‘aliado nesse processo’”.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Pacatuba Em Foco

Ouça-nos !

Agenda de Jogos da Semana


Campeonato Brasileiro A
Quarta-Feira, 04, 19h30
Ceará x Corinthians - Castelão

Campeonato Brasileiro A
Domingo, 08, 16h00
Fortaleza x Bahia - Castelão

Mais Acessadas

Total de Transeuntes

Votar ao Topo