Tecnologia do Blogger.

Featured Post

Jô Soares critica Bolsonaro em carta aberta

Em documento publicado em francês e em português, ele compara presidente a ditadores. Jô Soares, humorista e escritor, escreveu uma n...

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Pesquisar este blog

Pacatuba Em Foco

Pacatuba Em Foco - A Melhor Calçada Virtual

JEREISSATI, COM BOLSONARO E LOBISTAS, ENTREGA SANEAMENTO PÚBLICO ÀS EMPRESAS PRIVADAS

O senador tucano Tasso Jereissati, do Ceará, apresentou um projeto de lei que está tramitando em regime de urgência, que privatiza o saneamento no Brasil; na prática, se aprovada, a nova lei obriga os municípios a conceder os serviços de saneamento a empresas privadas; o projeto interessa diretamente a grandes grupos empresariais nacionais e estrangeiros, inclusive do próprio senador 

O senador tucano Tasso Jereissati, do Ceará, apresentou um projeto de lei, já tramitando em regime de urgência, que privatiza o saneamento no Brasil. Na prática, se aprovada, a nova lei obriga os municípios a conceder os serviços de saneamento a empresas privadas.

Reportagem do jornalista João Peres no The Intercept demonstra que o PL de Jereissati é uma réplica da Medida Provisória 868, apresentada em 27 de dezembro do ano passado, no final do governo do golpista Michel Temer, com a promessa de "modernizar a legislação no setor no Brasil".

Por falta de acordo no Congresso para levar a MP 868 à votação, ela caducou. Mas, como é uma prioridade do governo de extrema-direita de Jair Bolsonaro, voltou pelas mãos de um dos seus aliados na forma do referido projeto de lei.

"A legislação atual já permite que o setor privado participe dos serviços de saneamento. Tanto é assim que centenas de municípios do país fizeram concessões. Mas a MP 868 pretende ir muitos passos além. Com o novo projeto, contratos entre prefeituras e estado passam a ser irregulares e devem deixar de existir. Se as empresas estaduais forem compradas, os contratos serão convertidos automaticamente para a empresa privada, sem licitação e nem consulta à população".

A reportagem revela o papel de lobista da Abcon (Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos), que foi o interlocutor-chave da MP 868 e representa os grandes grupos privados de saneamento.

Também fica evidente o interesse particular do senador Tasso Jereissati, cuja família tem investimentos em diversas áreas com um interesse direto no preço que se paga pela água. O senador tucano está, assim, legislando em causa própria.

A reportagem denuncia ainda o interesse do Banco Mundial e de poderosas empresas estrangeiras, como a Coca-Cola, a Nestlé e a Ambev.

No Brasil, um dos empresários mais interessados é o bilionário Paulo Lemann, que entre outros instrumentos de influência, promove encontros sobre a água e o saneamento, financia viagens e cursos de políticos com e sem mandato no exterior, e elegeu a chamada bancada Lemann para aprovar projetos do seu interesse.

Leia a reportagem na íntegra 

←  Anterior Proxima  → Inicio

Pacatuba Em Foco

Ouça-nos !

Agenda de Jogos da Semana

Quinta-Feira, 25, 20h00
Ferroviário x Sampaio Corrêa - Castelão

Sábado, 27, 09h30
Ceará x Fortaleza - PV

Domingo, 28, 19h00
Fortaleza x Corinthians - Castelão


Mais Acessadas

Total de Transeuntes

Votar ao Topo