Tecnologia do Blogger.

Featured Post

DIÁRIO DO BOLSO || Vai acabar em pizza, Diário, mas antes ainda vai voar muito macarrão

Pô, Diário, o almoço de família desse domingo teve mais briga que convenção de partido de esquerda Por José Roberto Torero Tudo c...

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Pesquisar este blog

Pacatuba Em Foco

Pacatuba Em Foco - A Melhor Calçada Virtual

A trajetória de Chico Buarque Francisco Buarque de Hollanda, que nasceu em 19 de junho de 1944, é dramaturgo e escritor, mas dedica a maior parte da sua carreira à música

Francisco Buarque de Hollanda nasceu em 19 de junho de 1944. Seus trabalhos abrangem a música, a dramaturgia e a literatura. É filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e de Maria Amélia Cesário Alvim.

Chico é dramaturgo e escritor, mas dedica a maior parte da sua carreira à música. Ingressou na vida artística na década de 1960, destacando-se em1966, quando venceu o Festival de Música Popular Brasileira. Foi com a música A Banda que Chico cativou o público brasileiro. A convivência com intelectuais como Vinicius de Moraes e Paulo Vanzolini reforçou o gosto pela música. Em 1968, venceu outro Festival, o III Festival Internacional da Canção da TV Globo. Desta vez, a canção vencedora foi Sabiá, composição de Chico em parceria com Tom Jobim.

Ao longo da carreira, outras parcerias também foram importantes, como as formadas com Francis Hime e Edu Lobo.

O auto-exílio na Itália, em 1969, foi preponderante para o ativismo político e a luta pela democratização do Brasil. Foi um dos mais importantes artistas que lutou contra a censura na arte na época do Regime Militar. Como escritor, Chico também obteve grande sucesso, ganhando o Prêmio Jabuti com o livro Budapeste, lançado em 2004. Casou-se com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas.

Antes da música

Chico Buarque chegou a ingressar no curso de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAU), em 1963, mas saiu dois anos depois. A partir daí, dedicou-se à carreira artística. Foi nessa época que lançou Sonho de Carnaval, inscrita no I Festival Nacional de Música Popular Brasileira, além de Pedro Pedreiro.

A face lírica do cantor começou a ser descoberta em 1966, com a composição de músicas como Ela e sua Janela. Ao longo da carreira, o samba e a MPB também seriam estilos amplamente explorados pelo artista.

Além de adaptar canções para peças infantis e filmes, Chico Buarque fez sucesso com várias canções-temas. Escreveu o livro Benjamim, que virou filme em 2003, e em 2009, o livro Budapeste, que também virou filme e contou com a participação do escritor.

No teatro, Chico se destacou na autoria de músicas para as peças Morte e vida Severina e Os Saltimbancos.Também se destacou como escritor das peças Calabar: o Elogio da Traição, Roda Viva, Ópera do Malandro e Gota D’água.


←  Anterior Proxima  → Inicio

Pacatuba Em Foco

Ouça-nos !

Agenda de Jogos da Semana

Campeonato Brasileiro C
Sábado, 24, 17h00

Campeonato Brasileiro A
Domingo, 25, 19h00

Mais Acessadas

Total de Transeuntes

Votar ao Topo