NESTA DATA - Nasce Pierre Curie

No dia 15 de maio de 1859, nasce Pierre Curie, pioneiro no estudo da energia nuclear

Pierre Curie foi um físico francês, pioneiro no estudo da cristalografia, magnetismo, piezoeletricidade e na radioatividade. Recebeu o Prêmio Nobel de física em 1903, juntamente com sua esposa Marie Curie, por sua contribuição no estudo da radiação. O francês nasceu no dia 15 de maio de 1859.

Foi educado em casa pelo seu pai até a adolescência, quando já revelava talento na área da matemática e da geometria. Aos 18 anos já havia obtido o equivalente a um grau superior, quando começou a trabalhar em um laboratório para juntar dinheiro e financiar seu doutorado.

Pierre Curie e seu irmão, Jacques Curie, provaram a geração de potencial elétrico através da compressão de cristais, fenômeno que foi utilizado futuramente nos toca discos e nos alto-falantes.

Junto com Marie, Curie trabalhou no isolamento do rádio e do polônio. Foram pioneiros na utilização do termo “radioatividade” e em seu estudo. Pierre foi o primeiro a descobrir a energia nuclear, através da emissão de calor constante das partículas de rádio. Descobriu também as emissões de radiação com cargas positivas, negativas ou neutras.

O físico morreu no dia 19 de abril de 1906, em um acidente com uma carruagem. Sua esposa morreu anos depois por envenenamento por radiação.

.

Pages