APÓS PROTESTO - Reitor da UFC confirma os 12,5% de vagas para estudantes cotistas

O reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Farias, assegurou, na tarde desta terça-feira, 30, 12,5% de vagas da universidade para estudantes cotistas. Durante esta manhã, um grupo de estudantes invadiu o prédio da Reitoria e praticou atos de vandalismo, depredando diversos pontos do local, como lixeiras e a porta principal.

O reitor declarou, durante entrevista coletiva, querer a implantação da reserva de 80% das vagas drecionadas para estudantes cotistas que recebem até um salário mínimo e meio. No entanto, segundo ele, vai depender da aprovação do MEC, pois seria necessário fazer alterações no sistema de seleção do Sisu.

Pela lei, 50% das vagas de cotas vão para estudantes com renda familiar abaixo de 1,5 salário minimo. Todas as vagas das cotas devem ser distribuídas entre negros, pardos e índios, de acordo com o Censo do IBGE no Estado.

A UFC aprovou que, em vez de 50%, serão destinadas 80% das vagas aos estudantes mais pobres. No entanto, o sistema do MEC está preparado para a seleção dos 50%. A Universidade aguardará ministério se pronunciar para saber se é possível fazer a alteração já para a seleção deste ano (Sisu).

Protesto
O protesto desta manhã pedia a reserva de 50% das vagas da instituição para cotistas. No entanto, a legislação prevê que estes 50% sejam implantados até o ano de 2016. As universidades têm autonomia para reajustar anualmente o percentual até se adequar nos 50% previstos.

Sobre os atos de vandalismo, o reitor esclareceu que a Polícia Federal está investigando para descobrir os autores.

Redação O POVO Online com informações do repórter Geimison Maia

http://www.opovo.com.br/app/fortaleza/2012/10/30/noticiafortaleza,2945599/reitor-da-ufc-confirma-os-12-5-de-vagas-para-estudantes-cotistas.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

Pages