Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

NESTA DATA - Jânio Quadros toma posse

Em 31 de janeiro de 1961, Jânio Quadros tomou posse como presidente do Brasil

No dia 31 de janeiro de 1961, Jânio da Silva Quadros, toma posse como presidente do Brasil. Seu mandato ficou famoso pelo combate à corrupção e moralização do serviço público.

Em 1959, um grupo reuniu-se na Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Rio de Janeiro e fundou o Movimento Popular Jânio Quadros (MPJQ), lançando a candidatura do político à presidência da República. Em três de outubro de 1960, Jânio venceu as eleições e João Goulart foi eleito vice-presidente.

Jânio desenvolveu uma política interna considerada conservadora e aceita pelos Estados Unidos. Já no plano externo, exerceu uma política independente e aberta a relações com todos os países do mundo, o que provocou protestos de vários setores que o apoiavam. Recebeu no palácio do Planalto a primeira missão comercial da República Popular da China, enviada ao Brasil e a missão soviética de boa vontade, também para incrementar o intercâmbio comercial entre os dois países.

No encontro com Ernesto Che Guevara, ex-guerrilheiro e ministro da Economia de Cuba, Jânio pediu a libertação de 20 padres presos em Cuba e obteve êxito. Em contrapartida, condecorou Che com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, o que repercutiu negativamente entre os mais conservadores.

Em 25 de agosto de 1961, Jânio renunciou abruptamente à presidência. Os militares e a igreja católica não aceitavam que seu vice João Goulart assumisse, com medo de ele querer implantar uma ditadura no estilo de Getúlio Vargas, ou uma ditadura socialista.

O Congresso votou às pressas uma mudança na Constituição pela qual o Brasil passava a ser uma república parlamentarista, na qual o presidente não manda, quem manda é o primeiro-ministro escolhido pelo Congresso. Goulart assumiu e algum tempo depois propôs um plebiscito para que o povo escolhesse entre o regime parlamentarista ou presidencialista. Usando a máquina do governo para propaganda, o presidencialismo ganhou com facilidade. Goulart começou aos poucos a agitar as massas, dando a impressão de que estava preparando um golpe para implantar uma ditadura. Pressionado pela classe média e pela Igreja Católica, o exército acabou dando o golpe de 1964, o que redundou em 21 anos de regime militar.

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

Votar ao Topo