Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

NESTA DATA - Nasce Federico García Lorca

Em 5 de junho de 1898, nasce Federico García Lorca, um dos poetas mais conhecidos da Espanha

Em 5 de junho de 1898 nasceu, na pequena região de Fuente Vaqueros, em território espanhol, Federico García Lorca. Ele foi um dos poetas mais conhecidos da Espanha que também tinha uma extraordinária desenvoltura para a dramaturgia.

García Lorca decidiu iniciar seus estudos em Direito, Filosofia e Letras em 1914, na Universidade de Granada. Após cinco anos, se mudou para Madri, onde conheceu várias personalidades importantes como o cineasta Luis Buñuel e Salvador Dali, grande nome do surrealismo. Foi em Madri que começou a publicar seus poemas, dentre eles o “Libro de Poemas” e também sua primeira obra teatral “Mariana Pineda”.

Seus primeiros trabalhos retrataram os símbolos andaluzes de sua origem, como na obra Impressões e Paisagens, (1918). A música e o folclore regionais, representados em Poemas do Canto Fundo (1921-1922), e os ciganos, presentes em Romancero Gitano (1928) — composto por dezoito poemas — também estiveram presentes em suas manifestações artísticas.

Após estudar na Espanha, foi para os Estados Unidos como estudante da Universidade de Columbia, em Nova York, onde também participou de algumas conferências. Logo depois foi a Cuba, época em que suas obras passaram a apresentar técnicas surrealistas, como no livro “Poeta em Nueva Iork”, no qual imagens alucinantes expressavam o desprezo de Lorca com o tipo da civilização moderna dos Estados Unidos daquele período, considerado por ele fomentador de injustiças sociais.

No momento em que voltou para a Espanha, Lorca criou um grupo de teatro chamado La Barraca, com o qual fez montagens de peças teatrais de autores espanhóis renomados, como Lope de Veja e Cervantes. Fazia questão de evidenciar suas ideias socialistas e tendências homossexuais — fato que certamente foi um escândalo, visto que a sociedade espanhola era fortemente conservadora e influenciada pela Igreja Católica.

A situação na Europa, nesta época, não era a das melhores. Tratava-se de um momento de sangrentas guerras fratricidas. Isto iria fazer com que García Lorca se tornasse uma espécie de símbolo das vítimas dos regimes autoritários de direita e da tirania fascista. Com isso, intimidado, Lorca retornou para Granada, na Andaluzia, fugindo das perseguições e na esperança de encontrar um refúgio. Ali, porém, sendo vítima de uma denúncia anônima, Lorca foi preso e executado com um tiro na nuca pelos nacionalistas, um prenúncio da Guerra Civil Espanhola (1936-1939). Depois, seu corpo foi abandonado em Sierra Nevada. Em 19 de agosto de 1936, o mundo perdia o grande poeta espanhol. Seu trabalho, após a sua morte, foi pouco divulgado e censurado devido ao regime opressor da época.

Principais Obras

Poemas

–Libro de Poemas
-Poema del Cante Jondo
-Primeras Canciones
-Canciones
-Romancero Gitano
-Poeta en Nueva York
-Llanto por Ignacio Sánches Mejías
-Seis Poemas Galegos
-Divan del Tamarit
-Poemas Sueltos

Dramaturgia

-Mariana Pineda
-La Zapatera Prodigiosa
-Bodas de Sangre
-Yerma
-La Casa de Bernarda Alba

http://opiniaoenoticia.com.br/cultura/nasce-federico-garcia-lorca/
←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

Votar ao Topo