Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

NESTA DATA - Nasce o cartunista Henfil

Em 5 de fevereiro de 1944, nasce o cartunista, jornalista e escritor brasileiro Henfil


Henrique de Souza Filho, mais conhecido como Henfil, foi um cartunista, jornalista e escritor brasileiro. Suas publicações ficaram marcadas pelo humor e pela crítica ao regime militar brasileiro. É considerado um dos mais importantes cartunistas brasileiros.

Henfil nasceu em 5 de fevereiro de 1944 na cidade de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais. Viveu sua infância e juventude na periferia de Belo Horizonte. Ingressou na Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, onde cursou Sociologia, mas abandonou após alguns meses.

Então começou a trabalhar como embalador de queijos, depois como contínuo em uma agência de publicidade – onde aprendeu técnicas de ilustração – e jornalista, até especializar-se em produção de histórias em quadrinhos no início dos anos 1960.

Em 1964, com seu trabalho de ilustrador reconhecido profissionalmente, o editor e escritor Roberto Dummond o convidou para trabalhar na revista Alterosa, de Belo Horizonte. Lá nasceram as suas personagens mais famosas, “Os Fradinhos”. No ano seguinte, passou a enviar caricaturas políticas para o jornal Diário de Minas.

Em 1967, enviou charges esportivas para o Jornal dos Sports, do Rio de Janeiro, e passou a colaborar também com as revistas Realidade, Visão, Placar e O Cruzeiro. Já morando no Rio de Janeiro, o cartunista começou a trabalhar no Jornal do Brasil e no semanário O Pasquim, que confrontava o regime militar, em 1969. No ano seguinte, lançou a lançou a revista Os fradinhos. Nela, Henfil fazia desenhos humorísticos, críticos e satíricos, com personagens tipicamente brasileiros.

Além dos quadrinhos, Henfil trabalhou no teatro, realizando a peça “A Revista do Henfil”, escreveu, dirigiu e atuou no filme “Tanga – Deu no New York Times” e também trabalhou na televisão, redigindo textos para o programa TV Mulher.

Como escritor, publicou diversos livros, como “Hiroshima, Meu Humor” (1966), “Diretas Já!” (1984), “Henfil na China” (1980), “Fradim de Libertação” (1984), “Como se Faz Humor Político” (1984). Em 1981, ganhou o Prêmio Vladimir Herzog pelo conjunto de sua obra.

Henfil teve atuação marcante nos movimentos políticos e sociais do país, lutando contra o regime militar pela democratização do país, pela anistia aos presos políticos e pelas eleições diretas. Ele é um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores.

Assim como seus irmãos, o sociólogo Betinho e o músico Chico Mário, Henfil era hemofílico. Em uma transfusão de sangue, contraiu o vírus da Aids e morreu em 4 de janeiro de 1988 em decorrência da doença.

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

Votar ao Topo