Piaget X Vygotsky – Entendendo as teorias de aprendizagem e linguagem ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Futebol Ao Vivo

Futebol Ao Vivo

Participe pelo Whatsapp 85 988 621 206

Piaget X Vygotsky – Entendendo as teorias de aprendizagem e linguagem

Piaget:

Psicólogo e sua teoria e estudos se baseiam no cognitivismo construtivista que resumindo quer dizer , ele entende que a aquisição da linguagem e a aprendizagem estão ligadas somente quando a criança adquire uma inteligência completa, ou seja, a criança tem de se desenvolver completamente para poder adquirir a aquisição da e desenvolvimento da linguagem levando em consideração o meio e a interação da mesma com o meio.

Piaget divide esta aquisição em alguns estágios, o primeiro deles é o estágio sensório motor “ 0 aos 18 meses”, a criança irá se desenvolver como engatinhar, pegar, sentir, andar e posteriormente assimilar objetos. O segundo estágio é o pré-operatório “ 2 aos 7 anos de idade”, este estágio está dividido em mais dois sub estágios que são: O estágio egocêntrico “ 2 aos 4 anos” e o estágio intuitivo “ 5 aos 7 anos”, dentro destes sub estágios a criança começa a desenvolver funções simbólicas, ou seja, os objetos passaram a se transformar em símbolos por ex: Uma caixa de fósforo vira uma carrinho, um pedaço de papel dobrado vira um avião etc, é quando na teoria proposta por Piaget somente a partir deste ponto é que a criança começa a desenvolver a representação de algo, a criança irá transformar um objeto em um símbolo para compor sua brincadeira. Em se tratando do egocentrismo, a criança quando narrar uma história ou estória, irá sempre trabalhar com sua própria identidade colocando-se no centro de tudo. Neste ponto as suas ações baseadas na teoria de Piaget são todas intuitivas, a assimilação é adquirida por meio da intuição e repetição. Neste estágio se propõe o aparecimento das noções de tempo e espaço. Estágio pré-operatório concreto “07 aos 11 anos”, é quando a criança começa a desenvolver segundo sua teoria a capacidade de resolver problemas mais concretos, utilizando a matemática como exemplo para provar tal teoria. O último estágio é o proposto em sua teoria é o pré- operatório formal “ A partir dos 12 anos de idade”, é quando a criança desenvolve a capacidade de assimilar o abstrato e o concreto.

Vygotsky:

Psicólogo, sua teoria se baseia no interacionismo social defendendo que a linguagem se adquire pela interação de no mínimo duas pessoas, para se trabalhar o direcionamento proposto para tal desenvolvimento, ou seja, é preciso um “Mediador” para que a aprendizagem aconteça com mais facilidade. Vygotsky defende em seus estudos que a criança irá se desenvolver e consequentemente 

aprender muito mais rápido e com eficiência, com a utilizaçãoo de uma linguagem direcionada a mesma, do que se trabalhar uma linguagem proposta por um meio “ O meio, mediato por outro, lhe trará a experiência de aprendizagem”. Partido deste princípio Vygotsty desenvolve um componente teórico conhecido como “ ZDP” Zona de desenvolvimento proximal, que divide as formas de conhecimento adquirido em “ Real” ou aquilo que a criança consegue aprender sozinha e que tenha capacidade de aplica-la no âmbito da criatividade ou atividades propostas. “ Proximal”, é a aprendizagem em que há a necessidade de um mediador para ajudar no desenvolvimento de tais capacidades. Em se tratando de desenvolvimento real podemos exemplificar a linguagem: Uma criança já sabe dizer as palavras “ Bola, prato, vaca”, e consequentemente já sabe aplica-las em um contexto proposto de atividade ou brincadeira. Quanto ao desenvolvimento proximal é a utilização de um mediador que explique ou ajude a criança a formar uma frase utilizando estas palavras. A aprendizagem ocorre mais fácil quando há mediação para facilitar o entendimento proposto da linguagem ou conhecimento a ser adquirido.

Uma das maiores diferenças destes dois teóricos é que: Piaget baseia sua teoria em que o conhecimento é adquirido de dentro pra fora. Vygotsky por outro lado, defende o oposto, a aprendizagem ocorre de fora para dentro.

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

APEOC

SERIPAN

SOARTE

RADIOSNET

Total de Transeuntes