Há 178 anos, nascia o escritor Machado de Assis ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Futebol Ao Vivo

Futebol Ao Vivo

Participe pelo Whatsapp 85 988 621 206

Há 178 anos, nascia o escritor Machado de Assis

Por Carmen Lúcia

Em 21 de junho de 1839, nasce no Morro do Livramento – Rio de Janeiro –, Joaquim Maria Machado de Assis uma das maiores expressões literárias do Brasil.

Ele nunca foi para universidade, mal frequentou a escola. Mas, embora com pouco estudo formal, foi um gênio que testemunhou a mudança política no país quando a República substituiu o Império. E foi com maestria que relatou, por meio de seus textos, os eventos políticos e sociais da época.

Boêmio e apaixonado pelo ambiente da Corte Machado de Assis percebeu cedo que podia subir socialmente, caso demonstrasse algum diferencial entre os intelectuais.

Para tanto, não mediu esforços e se dedicou a escrever praticamente todos os gêneros literários: poesia, romance, cronicas, contos. E rapidamente virou dramaturgo, crítico literário, contista e jornalista. Seu trabalho foi o trampolim para uma mudança total de vida e de status. 

E foi assim que o filho da lavadeira Maria Leopoldina da Câmara Machado e do pintor de paredes Francisco José de Assis deixou de ser apenas o Joaquim Maria para ficar conhecido como Machado de Assis; o fundador da Academia Brasileira de Letras e o primeiro presidente da Academia. Eleito, diga-se de passagem, por unanimidade.

Sua extensa obra soma nove romances e peças teatrais, duzentos contos, cinco coletâneas de poemas e sonetos, e mais de seiscentas crônicas. Todo esse arsenal foi e é fundamental para a compreensão das escolas literárias brasileiras dos séculos dezenove e vinte e influenciou outros grandes autores como: Olavo Bilac, Lima Barreto, Drummond de Andrade...

Os biógrafos afirmam que, no Brasil, Machado de Assis alcançou em vida fama e prestígio. Mas o reconhecimento no exterior veio somente mais tarde. Contudo, apesar de um reconhecimento póstumo, o arrojo e a inovação de sua obra têm alcançado dada vez mais a admiração de estudiosos e críticos do mundo inteiro.

O escritor brasileiro Machado de Assis é considerado o pai do Realismo no Brasil. E atualmente figura na galeria dos grandes gênios da história da literatura, ao lado de autores como Dante, Shakespeare e Camões.

Machado de Assis morreu em 29 de setembro de 1908. Mas sua obra continua viva, inspirando e influenciando novas gerações de intérpretes do Brasil.

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

APEOC

SERIPAN

RADIOSNET