Reforma Trabalhista - “Mudanças propostas são um desastre para os atletas”, diz ex-jogador sobre reformas ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Futebol Ao Vivo

Futebol Ao Vivo

Participe pelo Whatsapp 85 988 621 206

Reforma Trabalhista - “Mudanças propostas são um desastre para os atletas”, diz ex-jogador sobre reformas

Jogadores de futebol se mobilizam contra retirada de direitos


Por Vinícius Sobreira
 
Na rodada de abertura do Brasileirão, jogadores de 36 das 40 equipes das séries A e B jogaram com uma fita preta amarrada ao braço. Foi uma forma de protesto dos atletas contra as propostas que tramitam no Congresso Nacional e retiram direitos dos jogadores. Atletas do Sport, Santa Cruz e Náutico aderiram à manifestação. Eles avaliam que as mudanças fragilizam a situação trabalhista dos jogadores, retiram direitos e reduzem tempo de descanso e férias.

Na Câmara, tramita a Lei Geral do Futebol Brasileiro e no Senado a nova Lei Geral do Desporto, projetos que alteram a Lei Pelé e se somam a outras mudanças que afetam os trabalhadores do futebol brasileiro. Além das mencionadas, há ainda a reforma trabalhista, já aprovada na Câmara e em trâmite no Senado. A reforma, proposta por Michel Temer, também atinge os jogadores.

Organizando a luta contra as mudanças estão organizações representativas de atletas de futebol, como sindicatos, a Federação Nacional de Atletas Profissionais de Futebol (FENAPAF) e o Clube dos Capitães. Em Pernambuco, o Sindicato dos Atletas Profissionais de Futebol (SAP) tem 90 jogadores filiados. Seu presidente é Ramon Ramos, ex-atacante do Santa Cruz (1967-75) e Sport (1976). Ele afirma que mudanças propostas em Brasília “são um desastre para os atletas”.

Um dos destaques negativos da reforma trabalhista é o parcelamento de férias. “Muitos clubes vão dar 15 dias de férias após o campeonato regional e no fim do ano os jogadores só terão direito a mais 15 dias de descanso”, reclama Ramon. Hoje os atletas têm um mês de férias entre dezembro e janeiro. Há ainda mudanças sobre rompimentos não-justificados de contratos. Hoje, se um clube “dispensa” o atleta durante o contrato, deve pagar 100% do que o jogador receberia até o fim do acordo. Nas novas regras o atleta teria direito apenas a 10%. É o que a FENAPAF classifica como “insegurança contratual”.

Outro ponto crítico é a alteração da Lei Pelé no que diz respeito ao pagamento do “direito de arena”, correspondente a 5% da verba que a TV paga para transmitir o jogo. Hoje o recurso é pago à FENAPAF, que repassa aos sindicatos estaduais, que por sua vez pagam aos atletas. A mudança proposta é para que os intermediários sejam os clubes. “É um formato antigo em que os clubes recebem, gastam com outras coisas e no final do ano não pagam aos atletas”, diz Ramon.

Em 2016, levantamento da CBF mostrou que 82% dos jogadores no Brasil têm salário mensal de R$ 1 mil ou menos. A retirada de direitos atingirá com mais força esses trabalhadores.
 
←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

APEOC

SOARTE

RADIOSNET