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Na contramão da Educação, Pacatuba suspende (extingue ?) o sistema de Escolas de Tempo Integral

Alunos, pais de alunos e toda a comunidade pacatubana, na manhã de hoje, 13, foi surpreendida ao saber que o Tempo Integral fora suspenso (extinto ?) nas Escolas do município.

Eles se dizem surpresos com a decisão unilateral e afirmam que sequer foram informados de que isso ocorreria. Posto que, na semana anterior, houve reunião nas Escolas e que, a princípio, não haveria nenhuma alteração.

Um texto de um suposto interlocutor da Administração Municipal circula pelas redes sociais dando supostos indícios da motivação que culminaram na inesperada decisão educacional.

Abaixo, elencamos alguns trechos:

( ... ) O Prefeito de Pacatuba, Carlomano Marques, fiel ao propósito de que as ações do seu governo sejam comunicadas e discutidas com a sociedade pacatubana, numa salutar e imprescindível interação ( ... ) informa que, nos últimos três meses, foram realizados intensivos estudos, questionamentos e avaliações, por profissionais da educação, com notória especialização em gestão pública educacional, sobre a viabilidade do funcionamento do regime de tempo integral nas escolas municipais ( ... ) o relatório elaborado por esta competente equipe, concluiu que uma série de graves fatores inviabilizam que, neste primeiro ano da administração Carlomano Marques, se alcance, com excelência, os resultados do programa Escola Tempo Integral.
  • O município não dispõe de proposta pedagógica para o regime de tempo integral. - Direcionamento a ser seguido por todo o corpo discente, durante o ano letivo, de onde se obtém o mapa de atividades e conteúdo.
  • Inexistência de dotação estrutural do equipamento público existente para absorver com segurança, comodidade e conforto, os alunos em regime de tempo integral, considerando que as escolas não contam com banheiros adaptados, sala de descanso, sala de multimeios, atividades lúdicas como dança, teatro, capoeira e artes, entre outras.

  • Falta de capacitação dos profissionais de educação para otimização do tempo que o.aluno permanecerá na escola, viabilizando a relação custo / benefício.
( ... ) o Prefeito Carlomano, que sempre defendeu a tese de que a escola não deve ser, em nenhuma hipótese, um depósito de alunos, resolveu suspender temporariamente o funcionamento das escolas municipais em regime de tempo integral, para que se procedam o ajustes e as adequações necessárias ao perfeito funcionamento do sistema.
 Como vimos, segundo os escritos acima, o notório saber de sábios educadores já se debruçava, ininterruptamente, sobre o tema. E que nesse tempo, os estudos eram processados entre quatro paredes e só ...

Somente, agora, o produto lapidado de extenuantes estudos veio à tona.

Cabe mencionar que o sistema de tempo integral em nossas escolas fora implantado logo ao início da Gestão anterior. E que, reconheçamos, mesmo com alguns tropeços, mas que supria as necessidades e atendia aos anseios da comunidade.

Não cometendo leviandade, o texto supracitado também aponta que essa interrupção será de modo temporário. E que assim sendo, torçamos nós que, em tempo brevíssimo, e, com já sanadas as avarias apontadas pela plêiades de estudiosos, que seja novamente implantado o sistema de Tempo Integral em nossas escolas.
Aproveitamos o ensejo para também atentar para o fato de que o sistema de transporte escolar ainda se encontra deficitário. O que aqui cabe uma certa compreensão, embora cobremos a mais rápida solução ao problema. E ainda cabe inserir nos reclames, a falta ainda, também, do Transporte Escolar dos Universitários.

No que consiste o Tempo Integral ?

Por definição, quer dizer total, inteiro, global. É isso o que se pretende com a educação integral: desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação propõe uma jornada diária de 7 horas para que as crianças se envolvam com a aprendizagem.

A Educação Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais.

A Educação Integral:

  • é uma proposta contemporânea porque, alinhada as demandas do século XXI, tem como foco a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo;
  • é inclusiva porque reconhece a singularidade dos sujeitos, suas múltiplas identidades e se sustenta na construção da pertinência do projeto educativo para todos e todas;
  • é uma proposta alinhada com a noção de sustentabilidade porque se compromete com processos educativos contextualizados e com a interação permanente entre o que se aprende e o que se pratica;
  • promove a equidade ao reconhecer o direito de todos e todas de aprender e acessar oportunidades educativas diferenciadas e diversificadas a partir da interação com múltiplas linguagens, recursos, espaços, saberes e agentes, condição fundamental para o enfrentamento das desigualdades educacionais.

P.S.: Até o fechamento da matéria, foram feitas várias tentativas no sentido de aqui expor a prova táctil do magnânimo estudo que resultou na suspensão (extinçao ?) do Sistema de Tempo Integral das Escolas do Município.


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