Linguista e dissidente chinês Zhou Youguang morre aos 111 anos ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Futebol Ao Vivo

Futebol Ao Vivo

Participe pelo Whatsapp 85 988 621 206

Linguista e dissidente chinês Zhou Youguang morre aos 111 anos

O linguista e dissidente Zhou Youguang, pai do "pinyin" (escrita latinizada do chinês agora universal) e feroz crítico do regime comunista, morreu no sábado (14), aos 111 anos, em Pequim. A informação foi divulgada neste domingo (15) pela imprensa estatal chinesa.

Zhou morreu em sua casa, um dia depois de comemorar o seu 111º aniversário. "Ele sobreviveu a várias eras e iluminou as pessoas comuns", escreveu o jornal Diário do Povo.

Ele é conhecido como o principal criador de um sistema de transcrição dos caracteres do mandarim para oalfabeto latino, introduzido na década de 1950 na República Popular e que se impôs no mundo inteiro.

O "pinyin" desempenhou um papel crucial na difusão do mandarim e na redução do analfabetismo na China. Foi também essencial para integrar a escrita chinesa às interfaces da informática.

Crítico feroz

Enviado para viver no campo durante a Revolução Cultural, Zhou Youguang se tornou, após sua aposentadoria, um feroz crítico do regime comunista chinês.

"Francamente, não tenho nada de bom a dizer sobre Mao Tse-tung", reconheceu em entrevista à agência France Presse em 2015, quando tinha 109 anos, enquanto lamentava as décadas "perdidas" pelo país.

Zhou publicou uma dúzia de livros que foram submetidos a cortes significativos da censura chinesa. Ele defendia com especial virulência a ideia de que as reformas econômicas introduzidas por Deng Xiaoping na década de 1980 eram inúteis sem mudança política.

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

APEOC

SOARTE

RADIOSNET