O QUE É WEB RÁDIO? ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Futebol Ao Vivo

Futebol Ao Vivo

Participe pelo Whatsapp 85 988 621 206

O QUE É WEB RÁDIO?

A Internet trouxe possibilidades infinitas para diversas áreas, especialmente em relação à comunicação. Nessa nova onda digital, surgiu o recurso de web rádio, que revolucionou a forma como essa transmissão era realizada.

Hoje em dia, não importa onde você esteja. Uma pessoa no Japão, no Brasil ou na Nova Zelândia pode ter acesso aos mesmos programas ao vivo. Basta ter uma conexão a internet.

Mas, afinal, o que é uma web rádio?

A grande sacada das web rádios é que elas funcionam de maneira online. Trata-se, assim, de uma rádio digital, que é transmitida em tempo real por streaming pela Internet. E elas funcionam de maneira simples, utilizando um servidor que emite programas ao vivo ou gravados.

Essa é a estratégia de muitas rádios tradicionais para sobreviverem aos avanços tecnológicos. Muitas emissoras famosas em AM ou FM acabaram lançando-se também na web, o que garante maior alcance de audiência na sua grade diária.

Ondas eletromagnéticas x Streaming

A maior diferença da web rádio para as que funcionam em AM e FM é a forma de transmissão. As rádios AM/FM se propagam através de ondas eletromagnéticas. Já as webrádios se difundem por meio de streaming, tecnologia de transmissão de dados pela internet.

Isso significa que, para ouvir uma rádio por meio analógico, a localização é essencial. Quanto mais distante do sinal, pior será essa transmissão. E ela ficará cheia de ruídos. No modelo pela web, a distância não influencia em nada na qualidade. O que fará a diferença é a velocidade e qualidade da conexão.

Web rádios têm baixo custo

É possível criar estações de rádio que funcionam exclusivamente de maneira online. E o seu maior diferencial é o custo. Em comparação com as rádios analógicas, o valor gasto pode ser dez vezes menor. Isso representa uma grande economia.

Isso porque o material necessário para montar uma estação de web rádio é bem mais reduzido que nos demais casos. Você precisará somente de uma conexão de Internet, um computador e um fornecedor de streaming. Além de sua voz. E pronto.

Sem necessidade de autorização do governo

De acordo com a legislação brasileira, as exigências para ter uma web rádio são bem mais flexíveis do que para as emissoras analógicas. É possível criar a sua sem necessidade de registro em nenhum órgão oficial do governo.

Enquanto que para não ser considerada pirata, uma rádio analógica precisa de autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a web rádio se mantém na legalidade sem nenhuma taxa ou outro requisito.

Então, como criar uma web rádio?

Como dito antes, qualquer um pode montar sua web rádio. Para isso, atente a lista de materiais necessários:

  • Computador com pelo menos 2Gb de memória e um processador de, no mínimo, 1 GHz;
  • Software para emitir o sinal para o servidor;
  • Serviço de streaming, que é o som da sua web rádio e que garante que uma quantidade de ouvintes esteja conectada ao mesmo tempo;
  • Conexão banda larga com possibilidade de mais de 300k para upload.

Com apenas esses elementos, já é possível colocar sua web rádio no ar, de maneira simples e profissional. E, mais fácil do que fazê-la, será sintonizá-la, já que basta entrar na página do seu site e ela começa a funcionar.

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

APEOC

SOARTE

RADIOSNET