A antidemocracia de Temer ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Futebol Ao Vivo

Futebol Ao Vivo

Participe pelo Whatsapp 85 988 621 206

A antidemocracia de Temer

Por Paulo Moreira Leite

Pelo menos um defeito não pode ser apontado em Michel Temer. Ele é absolutamente coerente no desprezo à democracia. 

Depois de assumir o poder nas circunstâncias que Joaquim Barbosa chamou de encenação, tornando-se em poucos meses um dos mais impopulares presidentes da história, Temer admite que é preciso saber tirar vantagem da situação.

-- "A baixa popularidade é o que tem me permitido tomar medidas que um governo que tivesse uma popularidade extraordinária, com viso eleitoral, não poderia tomar."

É preocupante. Num regime democrático, todo governante responsável deveria temer a perda de apoio popular -- pois é aí que reside o alimento essencial para seus atos, a base social para a realização de seu programa e seus projetos. O nome disso é soberania popular, prevista no artigo 1 da Constituição.

Todo o resto -- declarações de empresários, elogios da mídia, discursos no Congresso, campanhas de marketing -- nada significa num governo sem apoio do povo. São enfeites que apenas demonstram fraqueza, incapacidade de promover o bem comum, vontade de enganar.

Pessoas que acreditam nos valores de uma democracia sabem que os sinais de impopularidade sempre são um sintoma de que alguma coisa está errada e precisa ser corrigida. Pode levar tempo, quem sabe não seja para amanhã nem depois. Mas são o sinal definitivo de que determinada situação não pode continuar do que jeito que está. Em vez de falsas espertezas, o que se recomenda, para início de conversa, é humildade.

Numa conjuntura na qual 63% da população quer sua renúncia para a realização de eleições diretas, é pura falta de respeito um presidente sugerir que a rejeição do povo chega a ser útil para tocar medidas que considera "fundamentais", entre as quais a reforma da Previdência e a PEC dos gastos. Há duas explicações possíveis para isso, nenhuma benigna. 

Pela hipótese elitista, Temer considera que a população brasileira não tem capacidade para saber sabe o que é melhor para si própria.

Pela hipótese autoritária, ele acha que, certa ou errada, a opinião da população não tem a menor importância nas decisões de Estado.

Em qualquer caso, é uma postura de quem não tem compromissos reais com a população nem acredita no papel dos brasileiros para construir o futuro de seu país. Apenas repete o comportamento -- lendário, dizem os estudiosos do reino animal -- do avestruz, aquele animal que enterra a cabeça na areia em hora de perigo. Ao demonstrar uma arrogância incompatível com quem está devendo imensas explicações a população -- sobre o desemprego, a recessão, os Geddeis, Padilhas, Jucás, ele próprio -- Temer apenas constrói o momento avestruz de um governo insustentável.

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

APEOC

SOARTE

RADIOSNET