Sindicato APEOC lança Nota Oficial sobre proposta de reforma do Ensino Médio ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares









Ouça-nos em seu celular ou tablet. Baixe um dos seguintes Aplicativos no Google Play: - RádiosNet; - TuneIn; - Irádios; VEM COMIGO !!!


Sindicato APEOC lança Nota Oficial sobre proposta de reforma do Ensino Médio

A direção do Sindicato APEOC lançou uma Nota Oficial sobre a reforma do Ensino Médio do governo de Michel Temer encaminhada ao Congresso Nacional nesta quinta-feira (22). O documento faz uma análise crítica da proposta e aponta as arbitrariedades tanto da forma quanto do conteúdo do projeto.

Leia a Nota Oficial na íntegra AQUI.

Em relação à forma, o Sindicato APEOC considera que uma reforma tão profunda no Ensino Médio não poderia ser encaminhada ao Congresso Nacional por meio de uma Medida Provisória. Essa atitude comprova o caráter autoritário e golpista do governo ilegítimo porque não levou em conta o debate público com estudantes, profissionais da Educação, sindicatos e com a universidade.

A proposta é apresentada à opinião pública como uma salvação do Ensino Médio pois aumenta a carga horária de aulas. Em contrapartida, elimina disciplinas fundamentais para a formação humana (Artes, Filosofia e Sociologia). A ênfase será a capacitação técnico-profissional para o mercado, desestimulando a continuidade dos estudos no nível superior. A lógica do projeto pedagógico assume a lógica do setor produtivo, ávido por uma massa acrítica de profissionais técnicos que ganharão salários menores.

A precarização das relações de trabalho também será uma das consequências do novo regime de ensino. O projeto autoriza a contratação de professores sem concurso público e aplica um duro golpe na carreira do Magistério e outras conquistas históricas da categoria. Além disso, está prevista no texto da Medida Provisória a seleção de docentes sem formação específica para a área de ensino requerida, bastando ter “notório saber”. Quem vai atestar essa qualificação subjetiva? Esse é um subterfúgio para reduzir ainda mais a qualidade do ensino e destruir os cursos de licenciatura.

É hora da sociedade civil, dos trabalhadores e de seus sindicatos se unirem numa unidade nacional para impedir esse golpe na Educação e na Democracia.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Futebol Ao Vivo

Mais Acessadas

Total de visualizações de página