Pacatuba está entre as 10 cidades que mais preservam Mata Atlântica, aponta fundação ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Futebol Ao Vivo

Futebol Ao Vivo

Participe pelo Whatsapp 85 988 621 206

Pacatuba está entre as 10 cidades que mais preservam Mata Atlântica, aponta fundação

O município dePacatuba, no interior do Ceará, é o 10º no ranking nacional depreservação deMata Atlântica, entre 2000 e 2014, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira, 11, pelaFundação SOS Mata Atlântica. No período, a única cidade no Estado com desmatamento expressivo foi Viçosa do Ceará, em que 4 hectares de vegetação nativa foram desflorestados.


Com 85,7% de vegetação natural em relação a área original, Pacatuba é a cidade que melhor conserva o bioma no Ceará. Fortaleza mantém a menor área de Mata Atlântica, com apenas 12% de vegetação nativa. "A expansão da metrópole e o desenvolvimento agropecuário fez com que a Mata Atlântica fosse destruída gradativamente. É um dos biomas mais ricos em biodiversidade e um dos mais ameaçados de devastação do planeta. No Brasil, temos apenas 12,5% da área original preservada", alerta Marcia Hirota, Diretora Executiva da Fundação SOS Mata Atlântica.


"É um ecossistema que detém espécies raras vegetais e animais, inclusive ameaçadas de extinção, como o Soldadinho do Araripe, o Jacu. A Mata serve de proteção contra a erosão do solo, contra deslizamentos", relata o coordenador de biodiversidade da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), Paulo de Tarso. Guaramiranga é o 2º município em preservação no período, seguido de Frecheirinha, Pacoti, Chaval e Aracati.


O tecnólogo de saneamento ambiental da Secretária de Infraestrutura e Meio Ambiente de Pacatuba, Jefferson Brito, no entanto, teme que o cenário favorável na cidade mude nos próximos anos. ''A maior parte da APA [Área de Proteção Ambiental] de Pacatuba pertence a um número restrito de proprietários, que por enquanto não têm interesse em mexer. Mas será que os filhos e netos vão seguir isso?".


Segundo Jefferson, os donos precisam de autorização dos órgãos responsáveis para construir empreendimentos, mas a melhor forma de manter a preservação seria a desapropriação. "O problema é que é um investimento alto, que os municípios não podem arcar. Há uma movimentação para a criação de uma Autarquia do Meio Ambiente aqui, e a expectativa é que a gestão convoque os servidores em 2016, melhorando o controle do desmatamento", indica.

Autorização


''A maior parte das florestas estão nas mãos de particulares, mas a lei da Mata Atlântica define o uso e exploração. Se você tem um sítio dentro desse bioma, por exemplo, precisa ter autorização para construir na área. O desmatamento é permitido quando há interesse social ou utilidade pública”, explica Marcia.


No Ceará, por exemplo, a APA da Aratanha teve recentemente
quatro hectares de Mata Atlântica desmatados sem autorização da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). Na área, que compreende parcelas de Maranguape, Pacatuba e Guaiúba, são proibidas ou restringidas pela legislação medidas como a implantação ou ampliação de atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras; e a realização de obras de terraplanagem e abertura de canais ou de estradas, bem como sua manutenção, quando essas iniciativas importarem em sensíveis alterações das condições ecológicas locais.


"Qualquer empreendimento tem que ter anuência da Sema e o licenciamento ambiental da Semace. Para evitar esses desmatamento, fazemos a conscientização nas escolas municipais do interior, além de trabalhos de conservação juntos com as prefeituras municipais", diz Paulo de Tarso.

 

Brasil


A cidade piauiense de Eliseu Martins lidera o ranking de desmatamento do Brasil, com supressão vegetal de 4.287 hectares no período entre 2013 e 2014. Tamboril do Piauí e Guaribas lideram a lista das cidades mais conservadas, com 96% da vegetação natural. No recorte do período 2000-2014, a cidade campeã de desmatamento no Brasil é Jequitinhonha, no Estado de Minas Gerais, com 8.708 hectares desmatados.


A fundação só considerou áreas desmatadas acima de três hectares. Não houve desmatamento no Ceará entre 2013 e 2014, por isso, os municípios cearenses não entraram no ranking de desmatamento do Brasil:

Informações online


Para monitorar o bioma, a fundação utiliza satélites com tecnologia de sensoriamento remoto e geoprocessamento. Nesta semana, o hotsite "Aqui Tem Mapa" será lançado com o objetivo tornar os dados mais acessíveis para a população. “Qualquer pessoa poderá saber como seu município tem conservado o bioma mais ameaçado do Brasil. A ideia é que as pessoas usufruam, visitem e conheçam nossa Mata Atlântica”, completa Marcia.


A iniciativa, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), irá elaborar também o Atlas dos Municípios da Mata Atlântica. O documento apresentará dados consolidados dos últimos 14 anos.

 

 

 

 

 

http://www.opovo.com.br/app/ceara/pacatuba/2015/11/11/notpacatuba,3532279/pacatuba-esta-entre-as-10-que-mais-preservam-mata-atlantica-pesquisa.shtml

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

APEOC

SERIPAN

SOARTE

RADIOSNET

Total de Transeuntes