20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Futebol Ao Vivo

Futebol Ao Vivo

Participe pelo Whatsapp 85 988 621 206

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Por José Albano (PESQUISADOR/HISTORIADOR)

BOM, MUITO BOM...! É sim! Companheirada de forma lépida e fagueira, mexendo nos meus alfarrábios, e, lá! Encontrei uma brochura, com um nome bem sugestivo, PINCELANDO A HISTÓRIA de minha autoria que tinha algumas linhas falando sobre o, 20 de novembro, uma data escolhida para exaltar a CONSCIÊNCIA NEGRA E RESSALTAR DIFICULDADES QUE OS NEGROS PASSARAM HÁ SÉCULOS.

A resistência dos AFRODESCENDENTE, não foi apenas no confronto direto contra os SENHORES e FORÇAS MILITARES, os NEGROS também enfrentaram resistências na RELIGIÃO e na CULTURA. Relembrar essas características é uma forma de mostrar a importância dos africanos escravizados, como também os seus descendentes a sua importância na formação social do BRASIL Por esses e outros motivos que a escolha do dia 20 DE NOVEMBRO vai servir para manter viva a lembrança de que o fim da escravidão foi conseguido pelos próprios ESCRAVOS.

No ano de 1695, aconteceu a morte de ZUMBI DOS PALMARES, uma liderança conhecida nos QUILOMBOS, principalmente, no quilombo de Palmares, localizado na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas. Quero lembrar que, a força mostrada contra a ESCRAVIDÃO, vai se tornar símbolo e com a morte de ZUMBI, o Movimento Negro Brasileiro defendeu o dia de sua morte para representar o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA, estabelecida pela lei de Nº 12.519/2011.

Companheirada aqui, quero lembrar que, a ABOLIÇÃO que é comemorada no 13 de maio, tem no seu bojo uma ato bem pitoresco, pois nesse dia de 1888, a princesa Izabel assino a Lei Áurea que abolia a escravidão no BRASIL, porém comemorar a data feita por uma pessoa BRANCA e que pertencia a elite da FAMÍLIA REAL portuguesa, logo eles que eram responsáveis pela ESCRAVIDÃO no Brasil, é muito estranho que venham assinar uma lei pondo fim ao CATIVEIRO, lógico, faz parecer que a ABOLIÇÃO foi feita pelos próprios escravistas e um grande favor dos branco aos negros, portanto, o 20 NOVEMBRO serve para manter viva a lembrança de que o FIM DA ESCRAVIDÃO foi conseguido pelos próprios ESCRAVOS, pois em nenhum momento durante o período colonial e imperial os NEGROS deixaram de lutar contra a ESCRAVIDÃO.

Hoje, na data são realizados congressos e reuniões discutindo-se a história de preconceito racial que sofreram a inferioridade da classe no meio social, as dificuldades encontradas no mercado de trabalho, a marginalização e discriminação, tem outros temas como; beleza negra, moda, conquistas e etc. Companheirada força, nem tudo foram conquistados, o objetivo da luta é a vitória, todos....!

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

APEOC

SOARTE

RADIOSNET