Dragão doMar seleciona quinze participantes para residência artística ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Futebol Ao Vivo

Futebol Ao Vivo

Participe pelo Whatsapp 85 988 621 206

Dragão doMar seleciona quinze participantes para residência artística

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea, está com 15 vagas abertas para o Projeto Residência em 7, que será realizado entre os dias 8 e 15 de dezembro. A residência vai proporcionar trocas e embates frutíferos nas produções artísticas. Para participar os interessados devem enviar currículo e carta de intenção para o email educativomac@dragaodomar.org.br até sexta-feira (30). O resultado da seleção será divulgado no próximo dia 03 de dezembro, no site do www.dragaodomar.org.br.

No processo de residência os artistas-residentes, selecionados mediante análise de currículo e de carta de intenção, deverão relacionar suas pesquisas e produções a um dos artistas-proponentes convidados e cada um destes formará uma equipe de cinco residentes para acompanhar num processo de produção colaborativa.

No dia 08 de dezembro os artistas e residentes se encontrarão no Dragão do Mar de Arte e Cultura, no miniauditório do Memorial da Cultural Cearense, às 15 horas, para apresentação da proposta e mais informações. A residência acontece de 10 a 15 de dezembro, no espaço Dança do Andar de Cima, no Papicu, nos horários fixados entre grupo e artista-proponente.

O Projeto

O Residência em 7 trata-se de uma proposta de residência que visa trazer para debate e tornar visível questões pertinentes à recente produção artística contemporânea. Sob a orientação dos artistas Aspásia Mariana, Cesar Baio e Waléria Américo, e por meio de apresentações, falas, encontros, práticas e experimentações, os participantes-residentes são convidados a pensar e a produzir em resposta às inquietações, proposições e perguntas que serão lançadas e discutidas durante os sete dias de encontro.

Um grupo, formado por 15 artistas-residentes e 03 artistas-proponentes, encontra-se por uma semana a fim de trazer a tona discussões e experimentações que dar-se-ão através da produção de vídeos, performances, instalações, etc. Ao final da residência prevê-se uma apresentação que evidencie os processos e as poéticas trabalhadas durante a semana.

O esfumaçamento e o trânsito entre as linguagens artísticas, as construções coletivas, o desejo da interação e do envolvimento do outro (espectador /co-autor), as obras que se dão em processo (work -in- progress) e os sites-specifcs, são aspectos muito presentes nas poéticas artísticas contemporâneas. Tais aspectos emergem como eixos importantes na discussão e no embate que serão propostos durante a residência.

Os artistas

Como artista da dança e da performance, Aspásia Mariana propõe uma pesquisa por trabalhos que dialoguem a criação para o vídeo e a performance, para a criação de uma instalação interativa onde os participantes dancem e convidem o outro para dançar. Ela vem desenvolvendo projetos em colaboração com outros artistas e pesquisadores da dança, artes visuais e performance. Artista habitante e residente do Dança no Andar de Cima e Alpendre - Casa de Arte, pesquisa e produção. “Não dançaremos sozinhos, dançaremos juntos e somente juntos. Interagir, de forma divertida, e ao mesmo tempo questionar: quem dança? o que dança quando eu danço?  É um projeto que é proposta e a proposta é um convite: vamos dançar?”

Cesar Baio, mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágio no Vilém Flusser Archive, na Berlin University of the Arts (UDK), tem em suas pesquisas um atravessamento de diferentes maneiras o campo das imagens técnicas e das relações entre arte e tecnologia.  Entre seus projetos mais recentes estão Dance Everywhere (2012) e Horizontes Invisíveis(2010-2011). “De que maneira as imagens e seus aparatos conformam visualidades, corporeidades, imaginários?” Esta questão será tomada como potencializadora de procedimentos especulativos que buscam a invenção de dispositivos audiovisuais experimentais, criados a partir de técnicas obsoletas e avançadas de produção de imagens.

Já Waléria Américo, artista visual, graduada em Artes Plásticas pela Faculdade da Grande Fortaleza, com Especialização em Audiovisual e Meios Eletrônicos pela Universidade Federal do Ceará e Arte Multimédia - Performance/Instalação pela Universidade de Lisboa, trafega entre o vídeo, a fotografia e a performance, num empenho em investigar as relações entre o corpo e o entorno, a habitação e a trajetividade. Propõe pensar o corpo performativo na arte contemporânea, e suas construções para situações audiovisuais, a proposta para Residência em Sete será a troca de experiência em atêlie temporário. “Investigaremos como permanecer e escapar das imagens produzidas, usando os conceitos de Delay e No Sinc. Durante o processo perceberemos no pensar/fazer as possibilidades de apropiação do espaço e tempo, e quais os limites ou riscos de produzir em colaboração”.

Serviço: Residência em 7
Local: Dança do Andar de Cima – Rua Desembargador Leite Albuquerque, 1523 –  entrada pela Rua Marechal Rondon, Papicu – Fortaleza.
Datas: 08 a 15 de Dezembro.
Mais informações: (85) 3488.8622

28.11.2012

Assessoria de Imprensa do Dragão do Mar

Luciana Vasconcelos ( imprensa@dragao.org.br / 85 3488.8625)

 

http://www.ceara.gov.br/index.php/sala-de-imprensa/noticias/7098-dragao-do-mar-seleciona-quinze-participantes-para-residencia-artistica?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

APEOC

SERIPAN

SOARTE

RADIOSNET

Total de Transeuntes