CONSCIÊNCIA NEGRA - Além de negro ~ Pacatuba Em Foco
Tecnologia do Blogger.

APEOC

Postagens Populares

Sample Text

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation test link ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.

Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate another link velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Arquivo do blog

Categories

Definition List

Definition list
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
Lorem ipsum dolor sit amet
Consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.

Pages

Support

Need our help to upload or customize this blogger template? Contact me with details about the theme customization you need.

Ordered List

  1. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  2. Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  3. Vestibulum auctor dapibus neque.

Unordered List

  • Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit.
  • Aliquam tincidunt mauris eu risus.
  • Vestibulum auctor dapibus neque.

Futebol Ao Vivo

Futebol Ao Vivo

Participe pelo Whatsapp 85 988 621 206

CONSCIÊNCIA NEGRA - Além de negro

"Mas uma coisa eu posso dizer: apesar de qualquer coisa que pensem sobre mim: além de ser negro, eu sou feliz"

É interessante como todos os dias quem lida com a educação sofre desafios. Eu, por exemplo, tive uma surpresa esses dias que me chamou a atenção. Dando aula como sempre, com minhas brincadeiras que têm o intuito de ensinar e deixar a aula menos chata, fui ofendido numa discussão boba da seguinte forma: “além de ‘nego’, filho da p...”, vocês devem imaginar o restante.

Apesar de o “filho da p...” não ser verdade – para os desinformados minha mãe não saiu da “zona” –, o que mais me ofendeu foi o “além de nego” (entretanto a palavra certa é negro), não porque minha cor seja uma vergonha, pelo contrário, mas por achar que o adjetivo “nego” possa ser uma coisa negativa, isso demonstra o nível de preconceito velado de nossa sociedade que aflora na hora em que se sente ameaçada e, a partir disso, fiquei pensando sobre minha vida e cheguei a algumas conclusões que queria compartilhar com todos sobre o que fui, sobre o que sou e sobre o que serei.

Além de negro, eu nasci pobre. Além de negro, eu fui (e sou) um filho de lavadeira. Além de negro, eu fui (e sou) um filho de carpinteiro. Além de negro, eu andei quilômetros para poder estudar quando eu não tinha dinheiro para pagar a passagem. Além de negro, eu fui servente de pedreiro para poder comprar roupa. Além de negro, eu trabalhei de várias coisas para pagar meu cursinho e tentar passar no vestibular. Além de negro, eu enfrentei tudo para fazer o que eu queria (ser professor). Além de negro, eu sou formado por uma universidade federal (que é o sonho de muitos). Além de negro, eu me tornei professor. Além de negro, eu fiquei gordo. Além de negro, eu passei num concurso público.

Além de negro, eu sou inteligente. Além de negro, eu tento ser uma boa pessoa para todos. Além de negro, eu respeito os outros. Além de negro, eu tento rir de todas as adversidades. Além de negro, eu tento ser responsável. Além de negro, eu tenho irmãos negros, eu tenho mãe negra, eu tenho amigos (e amigos-irmãos) negros, brancos e de todas as cores que um ser humano possa ter. Além de ser negro, eu me acho lindo. Além de ser negro, eu me acho o máximo.

Além de ser negro, eu quero me tornar a melhor pessoa possível. Além de ser negro, eu quero me apaixonar loucamente como se nada importasse. Além de ser negro, eu quero ter uma família linda (sei que isso é difícil, mas não custa tentar).

Além de ser negro, eu poderia dizer milhões de coisas sobre mim (mesmo sabendo que isso depende da forma como as pessoas olham para a pessoa que sou). Mas uma coisa eu posso dizer: apesar de qualquer coisa que pensem sobre mim: além de ser negro, eu sou feliz.

Jonas Rodrigues

simplesjonas@hotmail.com

Professor

 

http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2012/11/20/noticiasjornalopiniao,2957077/alem-de-negro.shtml

←  Anterior Proxima  → Inicio

FanPage do Pacatuba Em Foco

Mais Acessadas

APEOC

SERIPAN

SOARTE

RADIOSNET